curso_recursos_no_processo_penal (4).png

Quer aprender tudo sobre os Recursos Criminais?
Clique no botão e faça uma imersão sobre o tema com o nosso curso, que trata da teoria geral dos recursos e dos recursos previstos no CPP em espécie.   

Buscar

Manado de prisão e a pescaria probatória (fishing expedition)

Neste artigo vamos abordar tema decidido pelo STJ, no sentido de que se o consentimento do morador para a entrada na sua residência para cumprimento de mandado de prisão, autoriza a autoridade policial a fazer busca e apreensão em todos os cômodos.

 
Mandado de prisão e a pescaria probatória (fishing expedition)

Quem atua há mais tempo ou é iniciante na advocacia criminal, pode já ter se deparado com esta situação.


Onde o autoridade policial, com mandado para cumprir determinado ato (busca e apreensão, mandado de prisão, etc.), acaba excedendo os limites da determinação judicial, operando flagrante desvio de finalidade.


O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio da sua 6ª Turma no Habeas Corpus 663.055-MT definiu importante questão para a advocacia criminal.


Decidiu que a autorização do morador para entrar na casa para cumprir mandado de prisão não autoriza a realização de busca no imóvel.


A busca e apreensão, nestes casos, caracteriza a pescaria probatória (fishing expedition), prática ilegal que torna a prova produzida ilegal.


A citada decisão assim definiu:


Admitir a entrada na residência especificamente para efetuar uma prisão não significa conceder um salvo-conduto para que todo o seu interior seja vasculhado indistintamente, em verdadeira pescaria probatória (fishing expedition), sob pena de nulidade das provas colhidas por desvio de finalidade.

Na sequencia, vídeo falando sobre o tema:

Para Assistir diretamente no youtube acesse: https://youtu.be/N_i_5mXp8QE

 

LUIZ RICARDO FLÔRES é Advogado Criminalista, formado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Santa Catarina - sob o n. 23.544; Pós-Graduado pela Universidade Cândido Mendes em Direito Penal e Processo Penal. Atua prestando serviços de assessoria e consultoria jurídica a pessoas físicas e jurídicas em Direito Penal e Processo Penal.