top of page
curso audiência de instrução e julgamento criminal

TREINAMENTO 

AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO CRIMINLAL:

tudo que você precisa saber na prática para atuar com segurança.

Fui intimado para ir na delegacia, devo falar com um Advogado?

Atualizado: 9 de dez. de 2024



devo ir na delegacia com advogado

Essa é com toda certeza uma das dúvidas mais comuns que recebemos:


"Fui intimado para comparecer na delegacia, devo ir acompanhado por Advogado?"


Pode parecer que "estamos puxando a sardinha para a nossa brasa", mas, vamos falar aqui nesse artigo por qual razão você deve contratar um Advogado para ir até a delegacia com você.


Independentemente de você ser "culpado ou não" a consulta a um Advogado e dependendo do caso contratá-lo para lhe acompanhar é fundamental!


Na nossa experiência com mais de 10 anos atuando como Advogado Criminalista em Tijucas e região, já vimos muitos casos de pessoas que atenderam a intimação para comparecer na delegacia e acabaram saindo de lá como indiciados.


O fato de um Advogado te acompanhar na delegacia não vai parecer que você seja culpado, é um Direito Constitucional assegurado a todo cidadão.


Delegados, Juízes e Promotores entendem que o Advogado é mais uma figura do processo, e de extrema importância, não vendo com maus olhos se você contratar um Advogado para te acompanhar.


É fato que hoje no Direito Brasileiro o Juiz não pode condenar, a princípio, um Acusado só com os elementos de prova produzidos na delegacia, mas na realidade esses elementos influenciam muito no decorrer do processo.


Como dissemos, não pode condenar exclusivamente com a prova produzida na delegacia, mas essa prova, juntamente com as provas produzidas em juízo, pode sim ser utilizada.


Então, é evidente que uma manifestação errada na delegacia pode macular todo o resto do seu processo.


Com um Advogado, este já poderá com antecedência ir até a delegacia e ter acesso integral ao processo, podendo, assim, lhe preparar de forma adequada para o seu comparecimento.


Com tal atitude, você terá garantido um dos mais importantes princípios do Direito em matéria penal, que é o de não produzir prova contra si mesmo.


Por outro lado, você pode ser uma pessoa leiga no que diz respeito ao Direito, o Delegado pode usar termos técnicos que você não conhece e com toda certeza a presença de um Advogado vai te ajudar muito.


O Delegado (isso não é a regra), pode tentar te pressionar ou intimidar de alguma forma, e você por desconhecimento da Lei e dos seus direitos pode acabar falando o que não deveria, por medo dessa pressão.


Se por acaso isso acontecer qual será a sua postura? Você tem conhecimento legal suficiente para saber se a conduta do agente é legal ou não, ou se o que ele está falando é real ou não?


O fato que com a presença do Advogado essa atitude de alguns agentes públicos acabam reduzindo-se e muito, sendo que o seu comparecimento na delegacia se torna algo bem mais tranquilo.


Tal conduta descrita acima passou, inclusive, a ser considerado como Crime de Abuso de Autoridade (Lei 13.869/19), sendo que com toda certeza o Advogado é a melhor pessoa para fazer valer esses seus direitos.


É tranquilo o entendimento que no inquérito policial não existe o contraditório e a ampla defesa, mas, todos tem uma série de direitos previstos na nossa Constituição Federal que devem ser respeitados e nada melhor que um Advogado para fazer valer esses seus direitos.


Assim, temos a certeza que a presença de um Advogado na delegacia, ou, ainda, durante todo o inquérito seja indispensável para qualquer pessoa.

LUIZ RICARDO FLÔRES é Advogado Criminalista, formado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Santa Catarina - sob o n. 23.544; Pós-Graduado pela Universidade Cândido Mendes em Direito Penal e Processo Penal. Atua prestando serviços de assessoria e consultoria jurídica a pessoas físicas e jurídicas em Direito Penal e Processo Penal.

$50

Product Title

Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button

$50

Product Title

Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.

$50

Product Title

Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.

Produtos recomendados.

Comentários


bottom of page