top of page
curso audiência de instrução e julgamento criminal

TREINAMENTO 

AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO CRIMINLAL:

tudo que você precisa saber na prática para atuar com segurança.

Buscar

Mentoria para jovens advogados: o que é e como funciona

Neste post vamos falar sobre a mentoria para jovens advogados, destacando de forma detalha o que é a mentoria, como funciona e se vale a pena.

 
mentoria advogado iniciante

Neste artigo vamos falar um pouco de forma mais detalha sobre o que vem a ser a mentoria para os jovens advogados, trazendo pontos importantes para você analisar se um processo de mentoria é interessante para você ou não.


Nem todos os advogados iniciantes tiveram a oportunidade de fazer um bom estágio, sendo que depois de receberem suas credenciais da OAB, acabam ficando meio perdidos.


Como você já deve ter ouvido falar, o direito na teoria é um e na prática é outro, sendo fundamental para todo profissional iniciante ter um mentor que possa te trazer aspectos práticos da sua atuação como advogado.


Esse mentor pode ser um familiar ou amigo que já advoga há mais tempo.


Um advogado que te contratou para trabalhar no escritório dele.


Ou, finalmente, você pode contratar uma mentoria para advogados, sendo que no mercado, existem vários advogados oferecendo esse tipo de serviço.


O QUE É MENTORIA PARA ADVOGADOS


Como destacado acima, o início na advocacia pode ser muito desafiador, sendo que se não seguirmos o caminho correto, podemos gastar nossa energia e nossos recursos financeiros (já tão escassos no início), no caminho errado.


Pior ainda para o advogado que não sabe como começar na advocacia e nunca teve a oportunidade de prestar um bom estágio.


Em um momento você pode se ver tão perdido e inseguro que a vontade de desistir ou prestar concurso parece ser o único caminho viável.


Mas, a culpa não é nossa, a universidade nos prepara para advogar, sem perder muito tempo em nos preparar para entrar no mercado de trabalho e na advocacia na prática.


Nesse momento, a mentoria pode ser uma boa escolha, pois você terá um relacionamento mais estreito com outro advogado, que com a sua prática, irá lhe apresentar alguns caminhos que já percorreu, fazendo você agir de forma mais assertiva na sua atuação.


Esse mentor deverá te indicar alguns caminhos a seguir, principalmente te apresentar soluções práticas para que você supere obstáculos que este mentor já superou.


Como já dito, essa mentoria pode ser com um amigo advogado mais experiente, com o dono de um escritório que te contratou ou você pode contratar um mentor.

 

Conquiste seus primeiros clientes e a segurança para atuar como Advogado Criminalista.


Conheça nossa mentoria CLICANDO AQUI.




 

QUAL O OBJETIVO DE UMA MENTORIA


A mentoria para o advogado pode ter uma série de objetivos, contudo, vamos destacar os mais importantes na nossa visão para uma atuação geral:


  • como se posicionar para conseguir seus primeiros clientes;

  • transferência de conhecimento prático-jurídico;

  • como fazer um atendimento e cobrar seus honorários;

  • como fechar um contrato.


A mentoria pode, também, ter alguns objetivos mais específicos, como a mentoria para advogado criminalista, trabalhista, família, etc.


Nesse caso específico, além daqueles objetivos destacados acima, também podem ter os seguintes, sendo que vou destacar a mentoria na advocacia criminal, que é a que eu atuo:

  • como atender o preso e a família;

  • como atender um flagrante;

  • como atuar no inquérito;

  • como montar um projeto de defesa;

  • como atuar nas audiências criminais (especialmente o que perguntar e não perguntar);

  • em caso de prisão quais medidas adotar.

O principal foco é que o mentor, com base na sua experiência, passe os atalhos para que o mentorado atua de forma mais cirúrgica, evitando erros que podem ser cometidos por falta de experiência, minando, assim, a carreira do advogado iniciante.


MENTORIA PARA ADVOGADOS VALE A PENA


Eu sou suspeito de falar, já que tenho também a minha mentoria.


Na minha opinião, vale muito a pena uma mentoria, principalmente para quem não teve um bom estágio, não tem familiares advogados, ou está iniciando em uma nova área no seu escritório (criminal por exemplo).


Eu mesmo quando iniciei tive um mentor, que me ajudou muito ao indicar os atalhos práticos (sempre dentro da legalidade) que devia seguir, para que de forma mais assertiva conseguisse atingir os objetivos dos meus clientes.


CONCLUSÃO


Assim, a mentoria para advogados iniciantes é um processo de transferência de conhecimento, principalmente prático, entre mentor e mentorado.


Esse processo, deve buscar sempre que o mentorado, com base na experiência do mentor, supere obstáculos que o mentor já superou, de modo a evitar erros e maximizar acertos.

 

Luiz Ricardo Flôres é advogado criminalista e mentor.

Comments


bottom of page