Neste artigo vamos definir o que vem a ser a persona e qual a importância da sua criação para os escritórios de advocacia.
Para quem já estudou um pouco de marketing ou marketing jurídico, já deve ter se deparado com este termo, “persona”, por alguns tratados também como avatar.
Ela é importante ferramenta para quem vai começar a fazer marketing de conteúdo para seu escritório de advocacia, sendo o primeiro passo para você conseguir os seus primeiros clientes.
Na nossa mentoria, definimos como uma das principais etapas para quem vai começar na advocacia, é a definição da persona, sendo que lá te conduzimos nessa criação.
Na sequência vamos abordar o que vem a ser a persona, qual a importância dela para a sua advocacia e como definir a sua persona ou personas -já que você pode definir mais de uma - para o seu escritório.
O QUE É PERSONA
A primeira coisa que devemos ter em mente é que a persona não se confunde com o seu público-alvo.
O público-alvo é uma parcela da sociedade mais abrangente que você vende os seus serviços jurídicos. Por outro lado, a persona é uma representação mais humana do cliente que você deseja atender no seu escritório.
Exemplificando no caso de você ser advogado que atua no direito previdenciário:
Público-alvo: Homens e mulheres acima de 60 anos, casados, aposentados, com renda média de R$ 3.500,00.
Persona: Francisco da Silva tem 65 anos, é aposentado e gosta de viajar. Busca mais qualidade de vida na terceira idade, praticando exercícios físicos diariamente. Busca advogado que possa ajudar a revisar a sua pensão, pois, teve grande perda de poder aquisitivo desde quando se aposentou, já que está preocupado com o valor dos seus rendimentos no futuro.
Viu como persona e publico-alvo são diferentes?
Além disso, você não precisa criar uma única persona para o seu escritório, podendo ter mais de uma.
Tenha cuidado para não exagerar, pois muitas personas podem acabar fazendo com que você perca o foco na sua estratégia.
PORQUE CRIAR UMA PERSONA
A definição da persona é muito importante porque ela vai servir de referência para toda ação que você for tomar no seu escritório.
Com a persona, ou conjunto de personas bem definidos, você não vai perder o foco de suas ações de marketing jurídico.
Até quando você estiver sem ideias para criar conteúdos para suas redes sociais, por exemplo, você pode se voltar para a sua persona, com toda certeza vai surgir alguma ideia olhando ela, vendo seus desejos e anseios.
A persona bem definida vai te ajudar a:
Você vai criar o conteúdo correto para atrair os seus clientes e atingir seus objetivos;
Definir o tom e estilo do seu conteúdo;
Onde vai divulgar ou anunciar seu conteúdo;
Definir que cursos vai fazer;
Eventos vai participar;
Onde vai fazer um network estratégico;
Te direcionar para procurar advogados parceiros;
Definir até a forma de atendimento (presencial ou on-line);
Pode até definir como você vai se vestir (mais formal ou informal).
No exemplo que colocamos acima, um advogado que tenha como perona o “Sr. Francisco da Silva”, certamente terá dificuldades em atender de forma on-line. Também não fará sentido divulgar seu conteúdo no Tik Tok, por exemplo.
Perceberam a importância da persona?
PONTOS IMPORTANTES PARA DEFINIR SUA PERSONA
Entendo agora o que é a persona e a sua importância na estratégia do seu escritório, vamos destacar alguns pontos importantes para ajudar você a construir a sua, fazendo você começar na advocacia com o pé direito.
Se você já tiver uma base de clientes, ou ter trabalhado em algum outro lugar que tenha uma base parecida com a que você quer atuar, o seu trabalho poderá ser facilitado.
Assim, ao definir a sua persona você deverá observar os seguintes pontos:
Quem é seu cliente (descrevendo características como, sexo, idade, profissão, estado civil, entre outros);
Cidade onde mora;
Qual tipo de assuntos se interessa;
Quais redes sociais costuma usar com mais frequencia;
Qual sua escolaridade;
Quais são seus objetivo de vida (no caso de empresa seus objetivos empresariais);
Quais seus principais medos;
Quais suas crenças;
Quem influencia nas decisões;
Se participa de trabalhos voluntários ou assistenciais;
Qual seu hobbies;
Qual seu poder aquisitivo;
Entre outros que você julgar relevante.
Com a persona em mãos, você pode pensar quais os problemas jurídicos ela pode atravessar, medos, objetivos de vida e criar o conteúdo certo no lugar certo para atrair os clientes que você deseja.
Criar a sua ou suas personas num primeiro momento pode parecer difícil e até sem sentido, mas, com tudo definido e a sua constante consulta às perssonas, você vai observar o quanto tudo vai ficar mais simplificado no seu dia-a-dia.
Além disso, vai te ajudar muito a não perder o foco nos objetivos do seu escritório, já que quando você estiver criando algo ou tomando alguma decisão estratégica, poderá olhar para a persona e voltar para os trilhos.
CONCLUSÃO
Finalizando, à primeira vista, parece que a criação de uma persona para você começar na advocacia parece desnecessário ou até perda de tempo.
Contudo, devemos destacar que a criação de uma persona é de extrema importância para qualquer estratégia de marketing digital, pois com ela, iremos orientar toda a nossa estratégia para alcançarmos nosso objetivo.
Se você quiser entender um pouco mais sobre persona, vou te indicar dois posts sobre o tema, um da Resultados Digitais e outro da Rock Content, que são empresas referência no marketing digital.
Pronto para cria a persona da sua advocacia? Nós podemos te ajudar.
Assista um vídeo sobre o tema:
Assista diretamente no youtube https://youtu.be/Dwz7i-RjZWw
LUIZ RICARDO FLÔRES é advogado.
Comentarios