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PERSONA NA ADVOCACIA: o que é e como definir

Atualizado: 7 de jul.

Neste artigo vamos definir o que vem a ser a persona e qual a importância da sua criação para os escritórios de advocacia.

 
Persona na advocacia: o que é e como definir

Para quem já estudou um pouco de marketing ou marketing jurídico, já deve ter se deparado com este termo, “persona”, por alguns tratados também como avatar.


Ela é importante ferramenta para quem vai começar a fazer marketing de conteúdo para seu escritório de advocacia, sendo o primeiro passo para você conseguir os seus primeiros clientes.


Na nossa mentoria, definimos como uma das principais etapas para quem vai começar na advocacia, é a definição da persona, sendo que lá te conduzimos nessa criação.


Na sequência vamos abordar o que vem a ser a persona, qual a importância dela para a sua advocacia e como definir a sua persona ou personas -já que você pode definir mais de uma - para o seu escritório.


O QUE É PERSONA


A primeira coisa que devemos ter em mente é que a persona não se confunde com o seu público-alvo.


O público-alvo é uma parcela da sociedade mais abrangente que você vende os seus serviços jurídicos. Por outro lado, a persona é uma representação mais humana do cliente que você deseja atender no seu escritório.


Exemplificando no caso de você ser advogado que atua no direito previdenciário:


  • Público-alvo: Homens e mulheres acima de 60 anos, casados, aposentados, com renda média de R$ 3.500,00.


  • Persona: Francisco da Silva tem 65 anos, é aposentado e gosta de viajar. Busca mais qualidade de vida na terceira idade, praticando exercícios físicos diariamente. Busca advogado que possa ajudar a revisar a sua pensão, pois, teve grande perda de poder aquisitivo desde quando se aposentou, já que está preocupado com o valor dos seus rendimentos no futuro.



Viu como persona e publico-alvo são diferentes?


Além disso, você não precisa criar uma única persona para o seu escritório, podendo ter mais de uma.


Tenha cuidado para não exagerar, pois muitas personas podem acabar fazendo com que você perca o foco na sua estratégia.


PORQUE CRIAR UMA PERSONA


A definição da persona é muito importante porque ela vai servir de referência para toda ação que você for tomar no seu escritório.


Com a persona, ou conjunto de personas bem definidos, você não vai perder o foco de suas ações de marketing jurídico.


Até quando você estiver sem ideias para criar conteúdos para suas redes sociais, por exemplo, você pode se voltar para a sua persona, com toda certeza vai surgir alguma ideia olhando ela, vendo seus desejos e anseios.


A persona bem definida vai te ajudar a:


  • Você vai criar o conteúdo correto para atrair os seus clientes e atingir seus objetivos;

  • Definir o tom e estilo do seu conteúdo;

  • Onde vai divulgar ou anunciar seu conteúdo;

  • Definir que cursos vai fazer;

  • Eventos vai participar;

  • Onde vai fazer um network estratégico;

  • Te direcionar para procurar advogados parceiros;

  • Definir até a forma de atendimento (presencial ou on-line);

  • Pode até definir como você vai se vestir (mais formal ou informal).


No exemplo que colocamos acima, um advogado que tenha como perona o “Sr. Francisco da Silva”, certamente terá dificuldades em atender de forma on-line. Também não fará sentido divulgar seu conteúdo no Tik Tok, por exemplo.


Perceberam a importância da persona?


PONTOS IMPORTANTES PARA DEFINIR SUA PERSONA


Entendo agora o que é a persona e a sua importância na estratégia do seu escritório, vamos destacar alguns pontos importantes para ajudar você a construir a sua, fazendo você começar na advocacia com o pé direito.


Se você já tiver uma base de clientes, ou ter trabalhado em algum outro lugar que tenha uma base parecida com a que você quer atuar, o seu trabalho poderá ser facilitado.


Assim, ao definir a sua persona você deverá observar os seguintes pontos:


  • Quem é seu cliente (descrevendo características como, sexo, idade, profissão, estado civil, entre outros);

  • Cidade onde mora;

  • Qual tipo de assuntos se interessa;

  • Quais redes sociais costuma usar com mais frequencia;

  • Qual sua escolaridade;

  • Quais são seus objetivo de vida (no caso de empresa seus objetivos empresariais);

  • Quais seus principais medos;

  • Quais suas crenças;

  • Quem influencia nas decisões;

  • Se participa de trabalhos voluntários ou assistenciais;

  • Qual seu hobbies;

  • Qual seu poder aquisitivo;

  • Entre outros que você julgar relevante.


Com a persona em mãos, você pode pensar quais os problemas jurídicos ela pode atravessar, medos, objetivos de vida e criar o conteúdo certo no lugar certo para atrair os clientes que você deseja.


Criar a sua ou suas personas num primeiro momento pode parecer difícil e até sem sentido, mas, com tudo definido e a sua constante consulta às perssonas, você vai observar o quanto tudo vai ficar mais simplificado no seu dia-a-dia.


Além disso, vai te ajudar muito a não perder o foco nos objetivos do seu escritório, já que quando você estiver criando algo ou tomando alguma decisão estratégica, poderá olhar para a persona e voltar para os trilhos.


CONCLUSÃO


Finalizando, à primeira vista, parece que a criação de uma persona para você começar na advocacia parece desnecessário ou até perda de tempo.


Contudo, devemos destacar que a criação de uma persona é de extrema importância para qualquer estratégia de marketing digital, pois com ela, iremos orientar toda a nossa estratégia para alcançarmos nosso objetivo.


Se você quiser entender um pouco mais sobre persona, vou te indicar dois posts sobre o tema, um da Resultados Digitais e outro da Rock Content, que são empresas referência no marketing digital.


Pronto para cria a persona da sua advocacia? Nós podemos te ajudar.

 

Assista um vídeo sobre o tema:

Assista diretamente no youtube https://youtu.be/Dwz7i-RjZWw

 

LUIZ RICARDO FLÔRES é advogado.