STF define critérios para decretação da prisão temporária
- Luiz Flôres

- 16 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de dez. de 2024
Recentemente o STF fixou critérios para a decretação da prisão temporária, sendo que neste artigo vamos destacar esses requisitos.

Comum a discussão na doutrina sobre os requisitos autorizadores para a decretação da prisão temporária.
De toda a celeuma, de modo geral a doutrina fixou como requisitos necessários para a decretação da prisão temporária era a conjugação de ao menos 2 (dois) requisitos previstos no art. 1º, da Lei 7.960/89.
LEIA MAIS:
Definia-se como requisitos indispensáveis à configuração da condição prevista no inciso II (ausência de residência fixa e elementos necessários para o esclarecimento de sua identidade), este conjugado com ao menos uma das outras duas possibilidades previstas no inciso III (fundadas razões de participação e autoria) e I (ser a medida imprescindível para a investigação no inquérito) .
Entretanto, a questão parece ter sido definida pelo STF em recente decisão em que fixou 5 (cinco) requisitos para a decretação da prisão temporária (saiba mais em: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=481715&ori=1 ).
Vale destacar que esses requisitos devem ser preenchidos de forma cumulativa, a citar:
1) for imprescindível para as investigações do inquérito policial, constatada a partir de elementos concretos, e não meras conjecturas, vedada a sua utilização como prisão para averiguações, em violação ao direito à não autoincriminação, ou quando fundada no mero fato de o representado não ter residência fixa;
2) houver fundadas razões de autoria ou participação do indiciado nos crimes descritos no artigo 1°, inciso III, da Lei 7.960/1989, vedada a analogia ou a interpretação extensiva do rol previsto;
3) for justificada em fatos novos ou contemporâneos;
4) for adequada à gravidade concreta do crime, às circunstâncias do fato e às condições pessoais do indiciado;
5) não for suficiente a imposição de medidas cautelares diversas, previstas nos artigos 319 e 320 do Código de Processo Penal (CPP).
Do julgamento, interessante foi o fato de que a prisão temporária necessariamente deverá estar fundamentada em fatos novos e contemporâneos ao pedido, como ocorre nos casos de pedido da prisão preventiva (art. 312, § 2º, do CPP).
Importante destaque também foi o fato de que a decretação da prisão temporária somente poderá ser feita, caso não exista outra medida cautelar (art. 319 do CPP) alternativa à prisão que possa ser decretada, conforme também determina a legislação processual penal nos casos da prisão preventiva (art. 312, § 6º, do CPP).
LEIA MAIS:
Assim, parece que mais uma vez o STF deixou claro o que há muito tempo já vem sendo defendido que A PRISÃO NO NOSSO SISTEMA É A EXCEÇÃO, NÃO A REGRA.
Com a fixação pelo STF dos critérios para a decretação da prisão temporária, a situação parece ter sido resolvida, esperando que os juízes de primeiro grau e desembargadores comecem a aplicar este entendimento no cotidiano.
LUIZ RICARDO FLÔRES é Advogado Criminalista, formado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Santa Catarina - sob o n. 23.544; Pós-Graduado pela Universidade Cândido Mendes em Direito Penal e Processo Penal. Atua prestando serviços de assessoria e consultoria jurídica a pessoas físicas e jurídicas em Direito Penal e Processo Penal.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.




Comentários