Embargos de declaração criminal interrompem o prazo
- Luiz Flôres
- 21 de nov. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 3 de ago.
Nesse artigo vamos abordar esse tema que gera dúvida em muitos advogados iniciantes: os embargos de declaração na ação penal interrompem o prazo para para outros recursos?

O sistema recursal brasileiro, na minha visão é complexo, sendo que o jovem advogado criminalista tem que ficar atento aos recursos cabíveis no processo penal para não prejudicar o seu cliente.
Dúvida comum também é sobre se o embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição de outros recursos.
De modo geral, a resposta é SIM. Devendo ser observadas algumas particularidades.
PRAZO NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
De modo geral, o prazo nos embargos de declaração é de 2 dias, com exceção dos embargos de declaração perante o STF (art. 337 Do Regimento Interno do STF) e na Lei dos Juizados Especiais (art. 83 da Lei 9.099/95), onde o prazo indicado é de 5 dias.
OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO INTERROMPEM O PRAZO PARA INTERPOSIÇÃO DE OUTROS RECURSOS
No tocante a suspensão ou interrupção do prazo para interposição de outros recursos, em que pese não pacífico, a doutrina majoritária, bem como, o posicionamento de nossos tribunais, entende que o prazo é interrompido, com base no art. 1.026 do CPC aplicado de forma análoga.
Nestor Távora, assim afirma sobre o tema:
“Sem embargo, a posição que vem prevalecendo é a que adotamos, ou seja, os embargos de declaração e os embarguinhos interrompem o prazo para ambas as partes recorrerem de sua decisão”.
A interposição dos embargos de declaração interrompem o prazo para outros recursos, sendo o prazo para a apelação, por exemplo, dado provimento ou não aos declaratórios, volta a correr do início, ou seja, 5 dias.
Obviamente, os embargos de declaração meramente protelatórios ou aqueles não conhecidos, pela intempestividade por exemplo, não tem o condão de interromper nem suspender o prazo para outros recursos.
Nesse sentido é a pacífica jurisprudência dos nossos Tribunais:
PROCESSO PENAL. AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO DE DROGAS E CORRUPÇÃO PASSIVA. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NÃO CONHECIDOS NA ORIGEM. CARÁTER PROTELATÓRIO. NÃO INTERRUPÇÃO DO PRAZO PARA A INTERPOSIÇÃO DO RECURSO ESPECIAL. INTEMPESTIVIDADE MANIFESTA. PRECEDENTES. 1. Não trazendo o agravante tese jurídica capaz de modificar o posicionamento anteriormente firmado, é de se manter a decisão agravada por seus próprios fundamentos. 2. É pacífica a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que os embargos de declaração, quando não conhecidos em razão de serem manifestamente protelatórios, não interrompem ou suspendem o prazo para interposição de outro recurso. 3. No caso dos autos, o acórdão, proferido nos últimos embargos de declaração conhecidos foi publicado em 31/8/2020, iniciando-se a contagem do prazo recursal no primeiro dia útil subsequente, qual seja, em 1º/9/2020. Contudo, o apelo nobre somente foi interposto no dia 7/1/2021, quando já esgotado o prazo legal. 4. Agravo regimental desprovido. (AgRg no AREsp 1870916 / PR, AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL 2021/0110273-, Rel. min. SEBASTIÃO REIS JÚNIOR, T6, j. 03/05/2022).
No tocante aos embargos perante o juizado especial e STJ, possuíam uma disciplina diferente, sendo que previam que os embargos somente suspendiam o prazo para outros recursos.
Contudo, o art. 1066 do CPC alterou a norma prevista no art. 83, § 2º da Lei 9.099, sendo que a partir de 2015 os embargos de declaração deverão interromper o prazo para outros recursos.
No mesmo sentido, o Regimento interno do STJ foi alterado em 2016, especialmente no seu art. 265, caput, passando os embargos de declaração a interromperem o prazo para a a interposição de outros recursos.
A exceção, portanto, ficou diante dos embargos de declaração interpostos perante o STF, onde por força dos termos do art. 339, caput, do RISTF, somente suspendem o prazo para a interposição de outros recursos.
Sobre o tema, Gustavo Henrique Badaró* leciona:
Em suma, a regra geral - ressalvada a situação do STF - é que também, no processo penal, a interposição de embargos de declaração interrompe o prazo para a interposição de outros recursos (p. ex. apelação, embargos, recursos especial ou extraordinário). (2022, p. 1029).
Resumindo, os embargos de declaração interpostos perante o STF, somente suspendem o prazo para a interposição de outros recursos, uma vez julgados os embargos, o prazo volta a fluir de onde parou no momento da interposição. Diferente no casos de interrupção, onde o prazo volta a fluir integralmente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Assim, de modo geral a interposição dos embargos de declaração em matéria criminal interrompem o prazo para interposição de outros recursos, salvo naqueles casos em que é observado que ele tem como único objetivo protelar o andamento do processo ou se demonstrem intempestivos.
Temos como exceção os embargos de declaração interpostos perante o STF, onde eles somente suspendem o prazo para a interposição de outros recursos.
Ou seja, uma vez julgados os embargos, o prazo volta a fluir de onde parou no momento da interposição do embargos.
No caso de embargos meramente protelatórios ou intempestivos, a sua interposição não suspende nem interrompe o prazo para outros recursos, fluindo o prazo normalmente.
Luiz Ricardo Flôres é Advogado.
*Para acessar as referências utilizadas neste artigo CLIQUE AQUI.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.
Comentários