Sustentação Oral - Aury Lopes Junior no RHC 204.704
- Luiz Flôres

- 28 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de out.
Neste post vamos destacar uma sustentação oral do Dr. Aury Lopes Junior no Superior Tribunal de Justiça e o respectivo julgamento no RHC Nº 204.704
Começãmos pela sustentação oral do Dr. Aury, que é sempre uma aula.
Principal ponto na sustentação é uma possível violação de domicílio.
QUER DOMINAR A SUSTENTAÇÃO ORA?
Acesse o nosso treinamento sobre sustentação oral!

Na sequencia disponibilizo o voto do Ministro Antonio Saldanha Panleiro, onde a ordem foi denegada.
VEJA OS FUNDAMENTOS:
A principal fundamentação é se o imóvel (sítio) era ou não domicílio, logo gozando da proteção constitucional.
O voto foi no sentido que o sítio não era um domicílio, logo não gozava da proteção, sendo que não era utilizado como moradia, mas, como um local de armazenamento de armas e drogas.
Na sequência segue asempre relevante colocação do Ministro Rogério Schietti:
A decisão foi assim emendada:
PROCESSO PENAL. RECURSO EM . ASSOCIAÇÃO HABEAS CORPUS CRIMINOSA. TRÁFICO DE DROGAS. ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO DE DROGAS. POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO. POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO RESTRITO. NULIDADE. INVASÃO DE DOMICÍLIO. IMÓVEL DESABITADO E DESTINADO AO ARMAZENAMENTO DE DROGAS E ARMAS. PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL AFASTADA. HABEAS CORPUS DENEGADO.
1. O Supremo Tribunal Federal, por ocasião do julgamento do RE n. 603.616 /RO, submetido à sistemática da repercussão geral, firmou o entendimento de que a "entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados".
2. As instâncias ordinárias concluíram que os "policiais militares diligenciaram-se até o local indicado, um sítio no Município de Juquitiba, onde, de pronto, constataram a presença de várias pedras irregulares assentadas no chão, percebendo-se, inclusive, que o local aparentava estado de reforma, sem mobiliário, e desocupado na ocasião", bem como descreveu o local como um "sítio “semiacabado" na área rural, sem mobiliários, indicando que não era utilizado para moradia, além da existência de dispositivos diferenciados".
3. No caso, não há nos autos a descrição de elementos aptos a caracterizar o imóvel ora em análise como domicílio, não havendo, por conseguinte, quese analisar a presença de fundadas razões prévias ao ingresso policial, uma vez que o referido sítio não é objeto de proteção constitucional,mormente por se encontrar desabitado e se destinar ao armazenamento de vultuosa quantidade de drogas e armamentos.
4. Consoante entendimento desta Corte Superior, "[a] casa abandonada,utilizada com o único propósito de tráfico de drogas, não é hipótese contemplada pela proteção constitucional da inviolabilidade de domicílio, prevista no art. 5º, XI, da Constituição da República" (AgRg no RHC n. 158.301/RS, relator Ministro Ribeiro Dantas, Quinta Turma, julgado em 29/3/2022, DJe de 1/4/2022).
5. Habeas corpus denegado.
Ínegra do voto disponível abaixo.
💡 Quer receber os próximos artigos assim que forem publicados?
Entre para o nosso grupo exclusivo no WhatsApp e receba o link de cada novo conteúdo em primeira mão:

Luiz Ricardo Flôres - Advogado Criminalista.
Atuação em Tijucas, Itapema e toda Santa Catarina.
Especialista em Direito Penal e Processo Penal, com atuação desde 2007 na defesa criminal.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.




Comentários