É (i)legal a exigência de justificativa para a intimação das testemunhas de defesa?
- Luiz Flôres

- 2 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Neste artigo vamos abordar se é (i)legal a exigência de justificativa para a intimação das testemunhas de defesa.

Essa é uma prática comum atualmente.
Alguns magistrados exigem que a defesa justifique o pedido de intimação de suas testemunhas para compareçam na audiência de instrução e julgamento.
Isso sob pena de suas testemunhas não comparecem ao ato.
Mas, é (i)legal a exigência de justificativa para a intimação das testemunhas de defesa?
O art. 396-A do Código de Processo Penal determina o seguinte:
Art. 396-A. Na resposta, o acusado poderá argüir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário.
Assim, fica evidente que a exigência de se justificar a necessidade da intimação é ilegal.
Inicialmente porque a legislação não exige tal justificativa. Caso essa fosse a

vontade do legislador, de forma expressa colocaria a ressalva no texto legal.
Segundo ponto que mostra a ilegalidade da prática é a violação ao princípio da ampla defesa, pois, tal exigência restringiria o direito do Acusado em produzir a prova em sua defesa.
Finalmente, com tal medida, é violado diretamente o princípio da paridade de armas, pois, em contrapartida, não se exige do Ministério Público a mesma medida por ocasião do arrolamento de suas testemunhas.
ASSISTA UM VÍDEO SOBRE O TEMA:
O STJ tem jurisprudência no sentido da ilegalidade da medida, isso por violar o princípio da ampla defesa e da paridade de armas.
O indeferimento do pedido da intimação de testemunhas de defesa pelo juízo criminal baseada unicamente na ausência de justificativa para a intimação pessoal, previsto no art. 396-A do CPP, configura cerceamento de defesa e infringe os princípios do contraditório e da ampla defesa.
STJ. 5ª Turma. REsp 2.098.923-PR, Rel. Min. Ribeiro Dantas, julgado em 21/5/2024 (Info 813).
Assim, a exigência que a defesa justifique previamente a necessidade da intimação judicial de suas testemunhas, mesmo que abonatórias, é uma medida ilegal, isso porque: a) tal exigência não é prevista na lei; b) viola o princípio da ampla defesa, já que se restringe a produção da prova defensiva; e, c) viola o princípio da paridade de armas, já que normalmente a justificativa não é exigida ao MP.
Se você quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre a audiência de instrução e julgamento, convido você para conhecer nosso treinamento:
Luiz Flores é Advogado Criminalista.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.





Comentários