top of page
curso audiência de instrução e julgamento criminal

TREINAMENTO 

AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO CRIMINLAL:

tudo que você precisa saber na prática para atuar com segurança.

Buscar

A importância da parceria na advocacia

Atualizado: 11 de nov. de 2022

Aqui nesse post vamos falar da importância das parcerias com outros advogados para você que está iniciando na advocacia.

 

parcerias na advocacia

Muitos advogados iniciantes acabam ficando perdido no início da sua jornada na advocacia.


Aquela alegria em receber a sua credencial, abrir o seu escritório, muitas vezes acaba sendo substituída por aquela preocupação de ter os seus primeiros clientes, pagar as contas, enfim, viver da advocacia.


A formulação de perecerias com colegas que não atuem na área que você atua pode ser um grande divisor de águas no início da sua advocacia.


Essa dica também foi fundamental para conseguir meu primeiro cliente, inclusive, meu primeiro cliente surgiu daqui, da parceria com um colega que não atuava na área criminal.


Essa parceria com ele que dura até hoje e rendendo bons frutos, passados 15 anos de quando iniciei na advocacia.


Mas lembre-se, a parceria é uma via de mão dupla, nos tipos de ações que você não atue, lembre-se de indicar para esse seu parceiro, assim, a parceria acaba se fortalecendo cada vez mais.


Você também deve ser extremamente ético com seu parceiro em alguns pontos: a) sempre pague a comissão combinada com o parceiro; b) preste um serviço de excelência, até porque além do seu nome está em jogo o nome do seu parceiro; b) não faça concorrência para o seu parceiro.


Esse parceiro que citei no início, atua somente em causas cíveis, sendo que faço a parceria com ele em processos criminais.


Logo, caso alguma cliente indicado por ele para eu fazer uma defesa criminal, me procure para atuar em algum processo cível, de imediato digo para o cliente:


Senhor Fulano;
A parte cível que faz é o Dr. Beltrano (meu parceiro).
Assim, recomendo que o Senhor fale com ele.

Assim, acabo não "roubando" aquele cliente que no cível, na realidade, era cliente do meu parceiro.


A parceria fica cada vez mais fortalecida, gerando um ganho maior para ambos.


Eu também tenho algumas parcerias em outras cidades, em que o colega advogado faz a indicação e eu faço o atendimento no escritório dele, sendo que temos acertados uma porcentagem dos honorários cobrados e partilhados entre nós.


As formas de parceria podem ser infinitas, lembrando que o “combinado não sai caro”, deixe tudo muito claro com o teu parceiro, desde se seu nome vai aparecer no processo ou não, porcentagem da divisão dos honorários, onde você vai atender o cliente, entre outros.


O network vai ser importante também para firmar essas parcerias, pois, se envolvendo nos assuntos da subseção da OAB da sua região, você conhecerá muitos advogados que não atuam na área criminal, podendo ser um possível parceiro.

 

Pontos importantes ao estabelecer uma parceria:


  • O parceiro vai te passar somente o trabalho de elaboração de peça, acompanhamento processual, etc.;

  • Você vai atender o cliente ou parceiro vai ter o contato exclusivo com o cliente;

  • O atendimento poderá ser feito no seu escritório ou exclusivamente no escritório do cliente;

  • O trabalho vai ser feito em conjunto ou você será o responsável exclusivo pelo processo;

  • Como vai ser feita a remuneração pela indicação.

 

Então, com base na sua persona, faça uma lista de possíveis parceiros (advogados que não atuem no crime, colegas de faculdade, etc.) e entre em contato com eles para estabelecer uma possível parceria.


Além de entrar em contato para formalizar a parceria, você poderá ter um pitch de vendas de no máximo 2 minutos, para no caso de você encontrar algum possível parceiro no elevador, restaurante ou em outro lugar de forma rápida para você falar sobre a parceria.


Mas lembre-se, essa abordagem deve ser rápida mesmo, no máximo dois minutos, troque contatos, e tente agendar uma reunião para outro dia.


Qualquer coisa a mais do que isso vai fazer você parecer chato e até acabar frustrando uma possível parceria.

 
advogado iniciante

Conquiste seus primeiros clientes e a segurança para atuar como Advogado Criminalista.



Conheça nossa mentoria CLICANDO AQUI.



 

Luiz Ricardo Flôres é Advogado.

Komentarai


bottom of page